Financeiro

Comunicado Financeiro

Nos dirigimos aos senhores(as) associados(as) no intuito de posicioná-los(as) a respeito da situação financeira do Clube e das últimas medidas tomadas.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar nossa preocupação com os sócios mais afetados economicamente pela eclosão da atual pandemia. Nesse sentido, foi oferecida a opção de parcelamento das contribuições sociais, medida adotada por 908 associados já no mês de maio. Essa possibilidade será novamente oferecida no mês de junho. Também, a multa por atraso no pagamento foi reduzida de 10% para 2%.

Ressaltamos ainda, como objetivo prioritário, a manutenção do Caixa do Paulistano em nível que permita saldar compromissos financeiros, agora e no futuro próximo.

Dessa maneira, projeções financeiras são continuamente elaboradas e revisadas e, embora atualmente a situação de liquidez do Clube esteja confortável, o aumento da inadimplência nas contribuições sociais, dos costumeiros 3% para 10% nos meses de abril e maio, é causa de preocupação.

Se a inadimplência se mantiver em 10%, mesmo que levemos em conta as reduções já efetuadas na folha salarial, chegaremos ao final do ano com saldo de caixa no limite que consideramos seguro.

Nesse cenário, destaca-se o fato de que as únicas receitas com que o CAP conta atualmente são as oriundas das contribuições sociais, verba que representava, no orçamento original para 2020, somente 45% do que seria arrecadado.

O Clube será reaberto em algumas semanas para a frequência dos sócios, porém não podemos precisar o ritmo da retomada das atividades, o que nos obriga a adotar posição cautelosa no que tange à recuperação das receitas.

Por tudo isso, não é prudente, neste momento, nenhuma redução no valor das contribuições sociais. Entretanto, salientamos que qualquer melhoria em nossas projeções financeiras, como, por exemplo, uma diminuição da inadimplência, o valor da contribuição social poderá ser reavaliado.

Reafirmamos nosso compromisso de zelar pelo patrimônio do Paulistano, salientando nossa permanente preocupação com os nossos associados.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Diretoria Financeira

Tudo sobre: