Esportes

Centenário de Armando Vieira, top 8 em Wimbledon revelado pelo Paulistano

Armando Vieira faz parte de uma seleta lista de grandes nomes da história do tênis no Brasil. Nascido em 11/4/1923, faria cem anos no mesmo dia, em 2023. Revelado pelo Paulistano, foi um dos pioneiros do País com grandes resultados nas quadras pelo planeta.

Armando Vieira, em lance de jogo de tênis em Wimbledon. Foto: Centro Pró-Memória

Em 1986, o “All England Lawn Tennis Club” inaugurou o “The Last 8 Club”, exclusivo aos quadrifinalistas do torneio em piso de grama de Wimbledon. Local invejável, sonho para qualquer tenista. Vieira o primeiro brasileiro que fez por merecer tal honraria.

Foi em 1951. Ele chegou à capital inglesa e eliminou quatro adversários antes de cair nas quartas. A famosa vitória sobre Ham Richardson (por 3 a 1, com parciais de 6-3, 1-6, 6-3 e 6-0), nas oitavas, com mais de 15 mil pessoas na torcida, marcou o atleta e seus admiradores para sempre.

Jovem e incansável
Vieira começou a jogar aos 7 anos, nas quadras do Paulistano. Desde cedo, mostrou característica que jamais abandonou: era um praticante incansável. Passava horas entre jogos e treinos no paredão. No início da vida adulta, optou por caminho inovador e revolucionário, ao decidir que construiria sua carreira no exterior. Viajou pelo mundo, por onde havia torneios.

Fora do país, modernizou seu jogo, aprimorando seu gosto pelo condicionamento físico e lapidando seu topspin, batida até então pouco difundida no Brasil. Com suas habilidades e atributos atléticos, isolou-se em outro patamar no esporte nacional. Quando atuava em casa, não tinha adversários, o que resultou na conquista de oito títulos brasileiros, um recorde.

Vieira foi ainda tricampeão sul-americano e defendeu a equipe nacional por cinco temporadas da Davis, com 13 vitórias em 24 confrontos. Seu falecimento foi em 14/1/2010.

• Leia mais em homenagem da revista “O Paulistano”, de março de 2010

Patrocínio
Apoio