Voluntariado Jovem retorna em março/2023

1º e 15 DE MARÇO, QUARTA, 18H45 na Sala Multiuso 2
INSCRIÇÕES GRATUITAS
desenvolvimentosocial@paulistano.org.br ou 3065-2102

Primeiro encontro está marcado para o começo do mês de março. Foto: Fábio Figueiredo

A segunda edição do programa para voluntariado jovem tem início este mês, com encontros marcados para 1º e 15 de março, das 18h45 às 20h45, na Sala Multiuso 2. Necessário o número mínimo de oito jovens para a realização dos encontros.

Implantando no Paulistano em 2022, o programa para voluntariado jovem iniciará sua segunda edição em março. As atividades, gratuitas, destinadas a associados entre 11 e 18 anos, têm a finalidade de plantar a semente da responsabilidade social em cada um dos inscritos.

O programa é gerido pela Turma do Jiló, instituição sem fins lucrativos que promove a educação para todos. A expectativa é que a iniciativa gere impacto nos jovens, com uso de ideias inovadoras e construções coletivas, desenvolvendo a liderança social e contribuindo para a construção de um novo imaginário de cidadania. “Amo fazer parte do voluntariado jovem, faz com que eu enxergue o mundo de outro jeito e pense melhor em como ajudá-lo”, afirma Julia Abbud Bacconi Gonçalves, associada e aluna do projeto. “Aprendo coisas novas e descubro como ajudar os outros. Falamos muito sobre desigualdade social e sobre como problemas assim podem ser resolvidos ou, pelo menos, melhorados”, complementa. O voluntariado jovem é baseado em conceitos como responsabilidade, cooperação, solidariedade e compromisso. O grupo acaba fortalecido e seus componentes sentem-se engajados. “A partir do momento em que o aluno se sente capaz e potente para promover mudanças reais e significativas na sociedade, ocorre uma mudança de postura como cidadãos”, explica Tatiana Sayegh, coordenadora do projeto. “As habilidades socioemocionais dos jovens são desenvolvidas, a fim de que eles se conheçam cada vez mais e percebam o mundo a seu redor com um olhar inclusivo, social e responsável”, conclui.

As atividades, gratuitas, destinadas a associados entre 11 e 18 anos, têm a finalidade de plantar a semente da responsabilidade social em cada um dos inscritos. “Amo fazer parte do voluntariado jovem, faz com que eu enxergue o mundo de outro jeito e pense melhor em como ajudá-lo”, afirma Julia Abbud Bacconi Gonçalves, associada e aluna do projeto. “Aprendo coisas novas e descubro como ajudar os outros. Falamos muito sobre desigualdade social e sobre como problemas assim podem ser resolvidos ou, pelo menos, melhorados”, finaliza.