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Proposta Pedagógica

Quando pensamos na proposta pedagógica de uma escola, temos de entender a teoria de desenvolvimento que a apoia de forma que desenvolva capacidades fundamentais para a criança, respeitando a faixa etária, as necessidades do grupo e o tempo de cada um. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a prática pedagógica deve estar embasada em princípios para que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

– criar uma imagem positiva de si, atuando de maneira cada vez mais independente, com confiança em suas possibilidades e percepção de suas limitações;

– descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

– estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

– estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

– observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

– brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

– utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma que compreenda e seja compreendido, expresse suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avance no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

– conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e valorizando a diversidade.

O Recanto Infantil trabalha com uma proposta de aprendizagem apoiada na experiência e na construção do conhecimento. Os projetos didáticos compõem nosso planejamento, propiciando um espaço de exploração, levantamento de hipóteses e aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas de ensino.

A ação da criança diante dos novos conhecimentos é fundamental para a construção de novos saberes, pois o educando é um ser ativo que estabelece relações com base nas aprendizagens adquiridas e sempre mediadas pelo educador.

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