Consumo Consciente

Clube Paulistano - Consumo Consciente

A fim de reduzir nossas pegadas ambientais, o CAP incentiva o consumo consciente e colabora com a aceleração da transição para a Economia Circular.

Resíduos

O Paulistano promove a coleta seletiva e prima pela destinação adequada dos resíduos, por meio da compostagem de materiais orgânicos e da reciclagem.

Há lixeiras espalhadas pelo Clube com indicação correta para o descarte dos diferentes tipos de resíduo: plástico, papel, alumínio, vidros, orgânicos, pilhas e baterias de celulares.

Em parceria com o Departamento de Bares e Restaurantes, há o processo de substituir ou eliminar o uso de materiais descartáveis nos pontos de alimentação.

Também são mantidas caixas de gordura para reter e tratar os resíduos descartados pelas cozinhas, com o material submetido a tratamento de decomposição. O excedente é encaminhado para fabricação de fertilizantes.

Além disso, o CAP conta com prensa e armazenamento de lixo orgânico, cuja retirada para o aterro sanitário é feita uma vez por semana.

Água

O Clube conta com materiais e louças sanitárias (bacias e mictórios, além de temporizadores nos chuveiros da piscina e nas pias dos banheiros e vestiários) modernos e que utilizam menos água e energia.

O CAP dispõe de engenhoso sistema de reúso, utilizado para a rega dos jardins e das quadras de saibro, composto por reservatório de água pluvial de 300 m³, caixa para água tratada de 26 m³, estação de tratamento e rede de distribuição ligada a 1.260 metros lineares de tubulação.

Desde março de 2015, o Paulistano promove campanha para o consumo consciente da água. Com o slogan Esbanje consciência. Economize água, boletins são divulgados nos canais internos de comunicação para combater o desperdício.

Também se reduziu a oferta de toalhas nos vestiários, com entrega de uma por pessoa, visando à diminuição das lavagens e, consequentemente, do consumo de água.

Energia

O Clube substituiu o aquecedor elétrico por uma bomba de calor, com tecnologia europeia de baixo consumo.

O CAP conta com placas solares na cobertura do prédio novo, para aquecimento híbrido de chuveiros dos vestiários desse prédio, vestiários de funcionários e piscina, bar da piscina, restaurante Solarium e refeitório.

A maioria das lâmpadas são de LED, cuja durabilidade é dez vezes maior e sem presença de mercúrio na composição, além de sensores de presença para o controle de iluminação em sanitários e vestiários.
Desde 2013, o Clube promove campanha entre os funcionários para o uso inteligente de energia elétrica.

Projeto Varal

Implantado em 2015 pela Assessoria de Sustentabilidade do CAP, o Projeto tem como objetivo a troca, entre pais, dos uniformes dos alunos do Recanto Infantil e da Escola de Esportes.

Os doadores podem retirar a mesma quantidade de peças que entregarem. Trata-se de uma maneira de contribuir com o consumo colaborativo.

Eletroeletrônicos

Desde 2015, a intenção de manter a eficiência do processo sustentável resultou no contrato de parceria com empresa que, a cada três meses, realiza coleta de materiais fora de uso, como impressoras, teclados, monitores entre outros.