Modalidades Escola de Esportes

Presente em todos os níveis e modalidades, a psicomotricidade surge como instrumento de desenvolvimento infantil, a partir da busca por três elementos: o saber fazer, por meio do estímulo intelectual (cognitivo), o querer fazer, ligado aos aspectos emocionais e mentais (intenção), e o poder fazer, relacionado ao movimento (gesto e expressão corporal), este último servindo de elo entre os outros dois elementos.

Gradativamente vivenciam-se modalidades até finalizar a formação desportiva, momento em que se desenvolve a iniciação ao esporte e os professores encaminham as crianças para uma atividade de aptidão ou gosto. 

Atletismo

Atividade olímpica considerada esporte-base. Utiliza os movimentos essenciais do ser humano como caminhar, correr, saltar e arremessar. Destaca-se por desenvolver aptidão total para praticar qualquer outro esporte.

Ginástica Artística

Tem como objetivo ensinar os movimentos básicos da ginástica como equilíbrio, rolamento, estrela, saltos e etc., e exercícios acrobáticos, como cambalhotas, estrelas e paradas de mão, tudo com segurança e ludicidade. Os alunos aprendem a controlar e desenvolver o próprio corpo, aumentando a capacidade de concentração. Melhora habilidades psicomotoras como lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo.

Tênis

Com didática adaptada para cada faixa etária, a aula de tênis proporciona diversão e cria afinidade com bolas, raquetes e os movimentos do esporte. Tudo para que as crianças desenvolvam as habilidades motoras básicas e aprendam as especificidades da modalidade, proporcionando, ainda, a socialização e a cooperação.

Futebol

O objetivo da aula é ampliar as habilidades motoras, por meio de atividades lúdicas de condução e manuseio de bolas. O futebol ensina a criança a ter bons reflexos para passes e dribles, além de propiciar o ganho de força física e resistência muscular. Desenvolve senso de direção, coordenação motora, habilidades psicomotoras como a lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo.  Contribui para sociabilidade e confiança.

Natação

Adapta a criança ao meio líquido de forma lúdica, favorecendo o controle respiratório, sustentação, deslizamento na água, autonomia e principalmente confiança. À medida que o aluno adquire maior segurança sobre os movimentos corporais na água, inicia-se ensinamento dos estilos. A natação melhora a capacidade respiratória, o tônus muscular, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade e desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções auditivas, visual e tátil.

Badminton

Atividade desportiva que pode ser praticada individual ou em pares. Desenvolve as habilidades motoras básicas (movimentos fundamentais e combinados). Favorece a agilidade de movimentos e rapidez de execução, além de desenvolver a organização espacial, coordenação oculomanual e coordenação visomotora.  A peteca é um elemento lúdico e se torna uma brincadeira para a criança.

Xadrez

Ministrado de forma lúdica e participativa, o xadrez é um jogo de estratégia. Melhora a concentração, memória, criatividade e imaginação. Favorece o poder de análise, síntese e organização. Auxilia na capacidade de resolução de problemas e raciocínio lógico-matemático.  Complementa a educação e formação.

Vôlei

Desenvolve habilidades básicas fundamentais e iniciação às táticas coletivas e individuais, reconhecendo as regras básicas do esporte. A proposta nas aulas é a grande variedade de jogos e atividades adaptadas, com incentivo ao espírito de equipe e respeito pelos colegas, árbitros e adversários, sempre por meio da ludicidade.

Basquete

Divertido e dinâmico, desenvolve a agilidade, concentração, rapidez de reflexos e habilidades locomotoras, além de contribuir com grande resistência. Incentiva a sociabilidade, e a própria dinâmica do jogo ensina as crianças a agir com rapidez, a tomar decisões e a resolver as situações problemáticas. Os jogos e atividades são adaptados às idades.

Handebol

Modalidade que reúne três movimentos básicos: correr, saltar e lançar. Tem como característica principal a velocidade e a combinação de gestos motores. As atividades e jogos propostos incentivam, por meio do lúdico, a criança a dominar com naturalidade os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo, sempre com jogos e atividades adaptados.

Esgrima

Esporte em que a postura, equilíbrio e a determinação são os principais aliados. As atividades e jogos propostos são adaptados às faixas etárias e promovem ganhos nas mais diversas áreas do desenvolvimento infantil. Estimula o reflexo, proporcionando agilidade em movimentos e tomadas de decisão, fazendo com que a criança realize tudo em tempos muito curtos. Aumenta a acuidade auditiva, capacidade de concentração, coordenação motora, resistência muscular e equilíbrio. Desenvolve a flexibilidade e a criatividade.